domingo, 26 de outubro de 2014

Paper Toy

Com um novo conceito em papelaria e presentes, foi criada a Paper Toy.
Projeto comercial, tendo ótima localização na Marechal Deodoro e buscando atender a demanda no ramo de papelaria e presentes, além de peças para moda fitness.
Iniciamos o projeto com os desenhos dos móveis, que receberam as cores roxo, amarelo e madeirado. Prateleiras, nichos, painéis canaletados e mesas centrais foram preenchidos com os belos produtos que a loja oferece.
No forro de madeira existente foram instalados spots e trilhos metálicos na cor café. Ao centro da loja um detalhe em gesso recebeu iluminação embutida.
Um jardim de inverno e cobertura de vidro possibilitam uma bela iluminação natural ao ambiente, tornando o espaço ainda mais agradável.











Fachada:




ANTES:






segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Dia das crianças

Em homenagem ao 12 de outubro, hoje escrevo sobre alguns projetos de quartos infantis que foram publicados em Casa Cor.

O espaço projetado pelas arquitetas Luana Mundstock e Lisandra Mundstock  foi sucesso na casa Cor Porto Alegre em 2014.  Um espaço lúdico, mas ao mesmo tempo funcional. Projetado para um menino de 0 a 4 anos,  remetendo a uma floresta encantada. A árvore central, além de decorar o ambiente, serve como mesa para desenhos e estudos. Os pufes em forma de cogumelos juntamente com pufes do tipo baú (todos forrados para proteger a criança), que ainda auxilia para guardar os brinquedos. A ideia foi trazer a natureza para dentro do quarto.

Além do berço e do trocador, foi projetado um sofá grande para a criança ter espaço e liberdade para se desenvolver com segurança e conforto. Quando crescer, o sofá pode se transformar em uma cama .


Móbile personalizado , com tema floresta

Tecidos com estampas diferenciadas e iluminação indireta no painel atrás do berço

O armário com desenho ludico, em diferentes alturas. Na extremidade gavetas em degrade de azul para guardar brinquedos.

                                         Ambiente Gustavo Rocha- casa cor são paulo 2013

Ambiente Juliana Cascaes e Caroline Arantes- casa cor minas gerais 2014

Hoje os projetos além do berço  há necessidade de um sofá que sirva de apoio no quarto. O piso preferencialmente "quente" como laminados e parquet, pois são fáceis para a limpeza e não tem problema para a criança brinca no chão.
Papéis de parede estão em alta, e dialogam com uso de tecidos em estampas diferentes porém complementares .

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Sala de Estar

     Muitas variáveis influenciam um projeto de interior. Antes de colocar a mão na prancheta é preciso entender o funcionamento dos moradores da casa. Só assim conseguimos atingir um bom resultado.
Foi desta maneira que trabalhamos nesta reforma da sala de estar. Após conversas que antecederam o projeto e estudando os gostos dos moradores, apresentamos nossa proposta. Projeto aprovado, inciamos a execução:
A lareira ganhou novo formato, mais imponente e com detalhes em tijolo de demolição

Ao centro tapete persa que combinam com os tons escolhidos para a sala: bege, azul e marrom

Nas laterais da lareira projetamos moveis em mdf



ANTES:





domingo, 7 de setembro de 2014

Studio Pilates

RM Arquitetura desenvolveu um projeto de reforma e ampliação do Studio de Pilates, Fisioterapia e RPG, de Andrea Calvete e Maria Cristina Giorgis.
Foi projetado uma nova distribuição das salas: Sala de RPG, Sala de Fisioterapia e Shiatsu, Sala Pilates 1 e 2 e Sala Gyrotonic.
Espaços amplos e iluminados foram criados no novo layout. 
A área de Pilates recebeu espaço de solo e aparelhos separadamente. 
O uso de espelhos em pontos estratégicos ampliaram os ambientes e ainda auxiliam na correção de posturas e visualização das atividades. A nova área do Studio recebeu cores em tons azuis distribuídas em  listras.

A  identidade visual foi valorizada com a repetição da imagem em todas as portas das salas. As aberturas entre as salas com hidro integram os ambientes.O projeto de iluminação ficou dividido em dois cenários: iluminação geral e iluminação dimerizada ,  possibilitando  um controle da intensidade de luz. Todas as luminárias foram localizadas em pontos que não ofuscam a visão dos alunos. Painéis de madeira foram projetados para receber a área de televisão e vídeo, assim como a visualização de frases de Josefh Pilates, criador do método.








ANTES:


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Jardim Auxiliadora

Após 35 anos ocupando o mesmo espaço,  a Escola de Educação Infantil Jardim Auxiliadora alterou seu endereço. O projeto desenvolvido no RM Arquitetura fez a adaptação do belo exemplar arquitetônico residencial em Bagé, para seu novo uso : uma  Escolinha Infantil.


 A fachada original , em cimento penteado ,  estava toda deteriorada. O  medidor de luz, com as novas exigências da CEEE, também  deveria ser colocado na fachada, prejudicando o revestimento original e tornando-se irrecuperável pois  não se consegue mão de obra especializada para esse procedimento. A solução foi a pintura da fachada.
O prédio passou por uma grande restauração. Internamente foram conservadas todas as divisões, pisos e revestimentos. 


A planta baixa da residência, em forma de "U",  ajudou no fluxograma da escola. Todos os originais da residência foram mantidos como as amplas esquadrias, pisos de tabuão, que  adaptados,  tornaram-se salas iluminadas e ventiladas.




No pátio,  foi instalada uma cobertura  para maior conforto das crianças. A estrutura em metal com telha de policarbonato não interferiu  na arquitetura original. O amplo  pátio foi dividido em duas partes e oferece inúmeros  brinquedos e painéis lúdicos (Léo Rodrigues Filho). As árvores originais foram mantidas e receberam proteção para segurança dos pequenos.




À pedido das crianças,  foi criada a "boca do palhaço". Ao entrar, as crianças encontram a brinquedoteca, com pinturas tendo como tema o circo.


 
A recepção conta com uma pintura de dinossauro e um móvel desenhado sob medida para  guardar  os livros,  formando uma atraente  área de leitura com inúmeros contos infantis.


ANTES: