sexta-feira, 6 de maio de 2011

Harmonização de Cores

            Engana-se quem pensa que é difícil harmonizar as cores. Afinal, todos os dias, quando escolhemos o que vestir, estamos instintivamente combinando tonalidades. Para facilitar o entendimento das cores, usamos o círculo cromático, que vou explicar abaixo:

Cores Complementares:

            As cores complementares são usadas para dar força e equilibrio a um trabalho criando contrastes. As cores que se encontram simétricas com respeito ao centro da roda. O Matiz varia em 180 º entre um e outro.

       O piso é o elemento que mais aparece num ambiente. Nesta proposta, ele vem em branco e cria a base perfeita para os móveis de colorido intenso

Cores Análogas:
           São as que aparecem lado-a-lado no gráfico. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja. As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade.Uma composição em cores análogas em geral é elegante, porém deve-se tomar o cuidado de não a deixar monótona.


        Apesar da mistura de cores, tudo se harmoniza. O cinza da estampa da parede também aparece nas almofadas que, por sua vez, trazem ainda o lilás da cabeceira e da colcha da cama.

Tríade:
         Esta opção trabalhamos com três cores. Temos que criar um triângulo e girar sobre o disco cromático, as pontas do triãngulo indicarão sempre os tons que combinam entre si.


         Neste ambiente, o rosa da parede cria uma atmosfera quente e marcante, misturado com alguns nuances de azul. Para não sobrecarregar o visual do quarto, todo o restante é branco.

          Para finalizar, temos as cores neutras, que combinam com todas as demais cores.

Um comentário:

  1. Oi Rachel!
    Sempre gosto de olhar as novidades e as dicas que colocas no teu blog.
    Parabens, continua nos informando das novidades e tendências!

    ResponderExcluir