quinta-feira, 14 de julho de 2011

Iluminação

        A iluminação é um dos elementos mais importantes nos projetos arquitetônicos. É o que dá vida a  arquitetura, vou mais além, dá "alma". Isso inclui além da iluminação artificial, principalmente, da natural. A iluminação deve fazer parte do momento criativo do projeto; projetar espaços pensando no efeito da luz que irá transformá-lo. Sem esquecer que no decorrer do dia esta luz se modifica, e o espaço produz um diferente efeito visual.
       A iluminação artificial é distinta para diferentes espaços, sejam comerciais ou residenciais. É importante o layout luminotécnico, com a precisa especificação de lâmpadas e luminárias mais apropriadas para o uso em estudo. 
      Sou fã da utilização do dimmer¹, fundamental para diminuir o consumo de energia e proporcionar cenas com a iluminação. Através deste dispositivo conseguimos mudar a intensidade da luz, tornando o ambiente mais agradável e aconchegante. A seguir algumas imagens que registrei em recente visita na Casa Cor São Paulo 2011.
¹ Dimmers são dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica média em uma carga. Eles consistem de gradadores que, através da diminuição ou aumento da tensão valor eficaz e portanto um aumento da potência média de uma lâmpada, controlam a intensidade da luz produzida pela mesma. Um dimmer tem como objetivo fazer com que aumente ou diminua a intensidade luminosa através de um potenciômetro, que auxilia nessa operação. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lustre de cristais, iluminação indireta e tons sóbrios deixam o ambiente aconchegante
Contraste do preto da decoração com a chuva de luz da luminária
Pendentes valorizam objetos de decoração
Luminárias em pontos estratégicos, enriquecem os detalhes do projeto

Um comentário: